Obras porquê ?


Porque o Ser Humano foi feito para ser feliz 

e ninguém o é se a sua Vida se resumir ao cumprimento das tarefas necessárias à sobrevivência.

Todos nós temos o dever de retirar da Vida momentos de Prazer e Felicidade, sem que tal constitua um peso para o resto da Humanidade e, portanto, devemos evitar o desperdício de dias inúteis.

Com excepção de situações extremas – guerras, catástrofes naturais, doenças graves, pobreza extrema –  todo nós podemos retirar da Vida muito do que ela nos pode dar.

Basta meditarmos no que pretendemos usufruir. Para pensar um pouco nisto aqui ficam uns momentos de calma:  



Claro que existem armadilhas, mas


Os obstáculos são feitos para serem ultrapassados


A primeira armadilha – CTC – é a síndroma do conformismo ao ciclo “Casa-Trabalho-Casa”.


Milhões de seres humanos resignam-se durante anos a esta infindável sequência que retira todo o sentido à Vida, e o mais grave é que muitos nem sequer têm consciência do que estão a perder.


O passo mais importante para sair desta “roda de ratinho” é reconhecer a situação, o que nem sempre é fácil.


A ignorância, a inércia, a falta de estímulos e a pressão social levam a que muitos sintam que estão bem e, portanto, para quê mudar ?


Esta questão tem muitas respostas, mas a melhor será um paralelismo com a resposta que George Mallory deu quando lhe perguntavam porque motivo ele queria escalar o Monte Everest:  porque estava lá.  


Os que têm consciência da ratoeira em que vivem racionalizam, apresentando todo o tipo de justificação: não tenho, tempo, não tenho dinheiro, não tendo saúde, não tenho …


Na maior parte das vezes, estes "não tenho..."  não são mais que desculpas às quais só se pode responder com duas pergunta: de certeza ? Pensaste bem ?


Na verdade as desculpas, denunciam uma de duas situações: falta de interesses ou inércia.


A primeira resolve-se com a experimentação e só em casos patológicos com a ajuda de profissionais do ramo da psicologia.


Já a segunda necessita, no princípio,  de alguma força de vontade e disciplina para vencer a armadilha do “Havíamos de …” – havíamos de ir ao cinema, havíamos de fazer mais desporto, havíamos de ler mais, havíamos de …


Havíamos de fazer muita coisa mas na verdade não fazemos nada.


Temos sempre de nos lembrar que

Quanto maior a dificuldade maior a recompensa

Dizem os anglo-saxónicos “No pain, no gain”.


A saída do CTC implica a vitória sobre o “havíamos de ..” o que só se consegue com alguma força de vontade, mas as recompensas são largamente compensatórias face ao esforço necessário.


Uma das inspirações deste blogue está no ”Runbook de um gajo que mudou de Vida” e recomenda-se especialmente a leitura do texto “Início”   


Também o gajo deste blogue tem andado a mudar de vida e aqui irá relatar as obras que foram sendo construídas ao longo do caminho.

Mas que obras se fazem aqui ? Todas as que servem para nos enriquecer enquanto pessoas: Livros, Músicas, Cinema, Teatro, Actividades Desportivas, Convívios, etc. 

Enfim, tudo o que fazemos para além do quotidiano obrigatório à garantia da sobrevivência, que faz de cada um de nós um Ser individual..

Fundamentalmente cada um de nós pode - deve - descobrir o que lhe dá sentido à Vida e vivê-la na sua plenitude.

E para não nos lançarmos à construção sem método, o que fazemos é

1 Semana = 1 Obra


A evolução individual gera um património cultural em cada Ser Humano que constitui o seu legado.

Este vai sendo construído ao longo da Vida pela realização das obras que cada um realiza em si próprio e em favor da Sociedade.

À partida todos nós "deixamos" duas obras "literárias": a certidão de nascimento e a de óbito.  Convenhamos que é muito pouco.

A maior parte de nós não terá o desejo nem os dotes necessários para produzir uma obra original mas todos nós podemos apreciar as obras que muitos criam, tornando-nos assim mais humanos e podemos participar em actividades que nos melhoram a nível físico, mental e social.

Aqui ficarão relatadas as obras semanais realizadas e que, basicamente, relatam os momentos de Prazer e Felicidade vividos.

E para motivar aqui fica uma obra inspiradora.: 


 

Façam o favor de ser felizes.