terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Anna Karenina - O filme

E o ano inicia-se, suavemente, com a visita a esta intepretação de uma obra maior da Literatura Universal: Anna Karenina de Leo Tolstoi.

A adaptação ao cinema retrata bem a trama principal mas retirou muitas das histórias que o romance tão bem descreve em especial a situação dos camponeses que é "sobrevoada" sem que o espectador  fique com uma pista, quer da profundidade do texto, quer da natureza dos problemas ali mostrados.

Sem ser uma obra-prima o filme merece ser visto.

Evoluindo com uma linha guia central à volta de um palco - alegoria ao palco da Vida (!?) - onde os cenários vão remetendo para imagens da época. A cena da corrida de cavalos é que maior carga dramática tem ao longo do filme deixando-nos visivelmente emocionados.

Notável trabalho de fotografia e de criação de ambiente de época.

Excelente desempenho dos actores: Keira Knightley, Jude Law, Kelly Macdonald, Matthew Macfadyen, Michelle Dockery, Aaron Johnson, Emily Watson, Olivia Williams, Ruth Wilson, Holliday Grainger, Alexandra Roach, Domhnall Gleeson, Alicia Vikander, Bill Skarsgård, Raphaël Personnaz, Eros Vlahos, Kenneth Collard, Tannishtha Chatterjee, Kostas Katsikis, Emerald Fennell, Hera Hilmar, Max Bennett, Guro Nagelhus Schia, John Bradley.

O maior erro que se pode apontar ao filme é o tratamento dado à cena final que acontece "demasiado" depressa e sem a carga e imprtância que tem na história.

Para motivação aqui fica o trailer oficial:


Houve no passado outras adaptações; aqui fica um excerto da cena final do filme de 1935 com Greta Garbo:

    
e de uma adaptação feita em 1927



Vejam o filme mas não deixem de ler o o romance "Anna Karenina".
 

Sem comentários: