segunda-feira, 23 de abril de 2012

O Erotismo na Arte

Culturgest - (Per)cursos com Arte

© Antígona
O que é o Erotismo ?
E qual o seu papel na Arte ?

Nos eventos "(Per)cursos com Arte" organizados pela Culturgest, a excelente exposição sobre o "Erotismo a Arte desde a Antiguidade até ao presente" hoje feita pelo Prof. Bruno Marques apresentou o livro chave para a compreensão do tema o qual é considerado pelos especialistas a obra essencial que define o Erotismo na Arte.

Livro para ser estudado onde estão detalhados todos os conceitos abordados neste (Per)curso  


Diego Velasquez - Vénus ao Espelho
E afinal o que é o Erotismo ?
Das muitas definições possíveis aquela que poderemos considerar para a Arte é a de Georges Bataille:    Erotismo é Transgressão! 

O Erotismo surge com: a sedentarização: a alimentação já não vai ser obtida por impulso - a fome leva à caça - mas por planificação - agricultura - com ciclos que levam à existência de leis, tabus e proibições.

Assim, a transgressão mais não é que uma suspensão temporária destas que o sujeito pratica na procura da satisfação dos desejos.

Nesta imagem de John Andrea, "O Artista e o seu modelo", temos uma inversão dos arquétipos do modelo que nos remete para o Mito de Pigmaleão.
Na verdade a figura feminina é um ser Humano.

E onde está o Erotismo ? No nú ?

A resposta só pode estar no observador, pois depende da cultura, do estado psicológico e do contexto de Vida.


Na visão tradicionalista, o objecto do Erotismo  é a mulher, mas neste quadro de Girodet Trioson, temos uma desmistificação com a colocação de uma figura masculina no centro do quadro.

No entanto esta outra visão do Erotismo vai conduzir-nos a um novo patamar.

Este quadro de Delacroix remete-nos par uma outra visão: Erotismo e violência.

Até que ponto estas duas realidades estarão juntas ?





E Manet também criou um quadro que se insere neste tema do Erotismo na Arte. No filme seguinte  podemos assistir a uma conversa entre a Dr.ª Beth Harris e o Dr. Steven Zucker:


Enfim podemos concluir que o papel do Erotismo tem sido crucial para a Arte.

A apresentação do Prof. Bruno Marques terá continuação, mas até lá, dado a sua importância para o tema do Erotismo, aqui fica uma entrevista de 1958 com Georges Bataille 







1 comentário:

Tanjinhos disse...

Com esta das vistorias é que tu me enganaste, bem procurava eu os comentários... Pois como já disse algures gosto da ideia e do conceito. Go ahead my friend. Sempre que puder ou se justificar vou ajudando com uns tijolinhos ou quiça um pouco de cimento. Vamos lá ver se consigo publicar isto