sábado, 21 de abril de 2012

1089 e Tudo o Resto

© Relógio D´Agua     

Uma viagem pela Matemática


A presença da palavra "Matemática" em qualquer texto é suficiente para afastar muitos potenciais leitores, que partem  do princípio que o tema é complexo ou fastidioso.

A Matemática não é um vasto conjunto de fórmulas e métodos resolventes mas antes o Universo por elas representado.

E por este Universo, que tem algo de mágico, que David Acheson nos conduz numa viagem com paisagens claras e que nos mostra como a Matemática pode ser bela.


Esta área do Saber Humano tem sido malquista por muitos apenas porque o sistema de ensino não tem sabido mostrar este Universo limitando-se a apresentar o formalismo que lhe é inerente.

O autor começa por descrever o fascínio que, ao 10 anos, sobre si exerceu um "truque matemático" que dá o início ao título do livro e está apresentado de viva voz no filme seguinte:




Depois David Acheson leva-nos a percorrer depois várias "ladeias" e "vilas" matemáticas: a Álgebra, a Geometria, a Trigonometria e "números especiais" sempre de uma forma agradável e clara.

No fim fica uma certeza: quem diz não gostar de Matemática está decerto a dizer que não gosta de uma coisa que julga ser Matemática mas não é.


Em conclusão: recomenda-se a sua leitura.



2 comentários:

Anónimo disse...

Imperdível!
Mesmo para quem está esquecido da Matemática.
Lê-se de uma assentada com pena de se chegar ao fim.
Adorei!!!

Anónimo disse...

Imperdível!
Mesmo para quem está esquecido da Matemática.
Lê-se de uma assentada com pena de se chegar ao fim.
Adorei!!!